domingo, 14 de agosto de 2016

Um Pouco de Psicologia Hospitalar

        No Conselho Federal de Psicologia há uma resolução, nº 02/2001, descrita que a Psicologia Hospitalar passou também a ser considerada como especialidade dentro da área da Psicologia.

        O psicólogo tem vários objetivos dentro da sua função de trabalho. Um dos objetivos é auxiliar pacientes e familiares em sofrimento psíquico decorrente de suas patologias, internações e tratamentos, a fim de que possam atravessar a experiência di adoecimento.

        Outro objetivo é favorecer a expressão da subjetividade presente no processo de adoecimento e tratamento, restituindo ao paciente o lugar de sujeito neste processo.

        Também é necessário realizar a escuta do paciente e seus familiares hospitalizados, contribuindo para que estes simbolizem seu sofrimento através das palavras.

         O psicólogo hospitalar não trabalha com o intuito principal de curar o paciente, mas sim de proporcionar um bem-estar físico, mental e psicológico que o ajuda em sua recuperação ou momentos finais.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Concurso do IBFC (2014).

sábado, 13 de agosto de 2016

Recomendações de filmes. Recomendação de Hoje: "SE EU FICAR"




Há um blog muito interessante da qual gosto de ler e de apreciar. É o blog Psicologia &Cinema da psicóloga Patrícia Simone de Araújo Santos. 
Vou deixar um link do blog com o post dela falando sobre o filme "Se eu ficar". Amei os comentários dela... 

No blog em geral, a psicóloga traz comentários dela de muitos filmes de sucesso e depois os explica dentro da perspectiva da Psicologia. Aprecia só http://www.psicologiaecinema.com/2016/02/se-eu-ficar.html



                Comecei a assistir sem muitas perspectivas. Me surpreendi totalmente no momento em que, ainda no início do filme, ocorreu o acidente... é um drama comovente e diferente, retratando a história de amor de dois jovens, o sobrenatural, a família e a escolha da protagonista em continuar a viver ou não. 
              É um filme que eu hiper super mega recomendo. Até o prezado momento ele tem 5 estrelas, ótimas críticas positivas e merece toda a atenção de quem ainda não o assistiu. 
                É um drama, com duração de 1h46m. Gravado em 2014, ou seja, é bem recente.