quarta-feira, 9 de julho de 2014

Tipos de Intervenção - Terapia Comportamental e Terapia Cognitiva

TERAPIA COMPORTAMENTAL:
1. Percebendo que o cliente caracteristicamente pessimista começa a trazer relatos mais positivos sobre o que aconteceu durante sua semana, o terapeuta mostra ao cliente essa sua nova forma de pensar, e diz que está feliz com aqueles indicativos de mudança.

2. No tratamento de um paciente que relata sentir medo de andar de avião, o terapeuta instrui o paciente a utilizar uma pulseira de plástico toda vez que estiver realizando uma atividade que considera bastante relaxante, como ler jornal. Posteriormente, o paciente é orientado a utilizar aquela pulseira enquanto estiver andando no avião, de modo a reduzir sua ansiedade.

TERAPIA COGNITIVA :

1. Diante de um paciente que relata ter crises de ansiedade ao ter pensamentos extremamente negativos e catastróficos, o terapeuta lhe ensina estratégias para interromper o fluxo desses pensamentos. 

2. Um paciente que sempre relatou ter dificuldades em se aproximar de mulheres pelo medo da rejeição conta ao terapeuta que finalmente teve coragem de tentar uma aproximação. O terapeuta conversa sobre como foi essa aproximação, comparando com as expectativas que o cliente tinha antes que isso acontecesse.

3. Ouvindo o relato de um cliente que terminou recentemente em relacionamento de vários anos com a esposa, o terapeuta busca identificar até que ponto o cliente se sente culpado pelo término, no intuito de confrontar argumentos que soem irracionais.

4. No tratamento de um paciente que relata sentir medo de andar de avião, o terapeuta atribui como tarefa de casa a confecção de uma lista com eventos aversivos que possivelmente aconteceriam caso o paciente viesse a andar de avião, assim como uma atribuição de probabilidades representando o quanto o paciente acredita que cada um daqueles eventos pode de fato acontecer. Posteriormente, aquela lista é discutida dentro da sessão. 

Referências: Atividades passadas no meu caderno e na minha prova das matéria de Escolas e Intervenção Psicológica I das Faculdades Alfa - Goiânia 

O TRABALHO EM EQUIPE

O trabalho em equipe vem sendo muito incentivado em todas as áreas da atividade humana. Por isso que é importante entendermos sobre o funcionamento dessa modalidade de trabalho e saber quais elementos do trabalho em equipe fazem a diferença na gestão de pessoas.

Então, é importante sabermos, que há uma diferença entre o trabalho em equipe e o trabalho em grupo. Trabalho em equipe e comprometimento estão interligados e quando os integrantes da equipe conseguem um consenso, o clima organizacional e a qualidade de vida ficam melhores e o objetivo é alcançado (resultando numa meta eficaz e desejada). Quando há pontualidade, assiduidade, bom desempenho e concordância em relação às atividades realizadas pela equipe, há uma maior satisfação dos colaboradores e de seus superiores, perpassando assim tal satisfação para o cliente, por exemplo.

A comunicação entre o líder e os seus liderados tem que ser clara. Não havendo o entendimento, cabe ao liderado tiras suas próprias dúvidas com o líder.

O que faz a diferença na gestão de pessoas é a criatividade, o comprometimento e o querer "fazer a diferença". O feedback que é dado para os liderados, ocorre com o intuito de fazer a todos da equipe a autoavaliarem e a melhorarem seus desempenhos, a se motivarem e fazer o indívíduo lidar bem com o ambiente para que haja um bom clima organizacional.

# Questão de uma prova minha da matéria Psicologia e Gestão I