"A ciência que denomino Reflexologia consiste no estudo da atividade correlativa do organismo no sentido amplo da palavra, e por atividade correlativa denomino todas as reações inatas e adquiridas individualmente, começando pelos reflexos inatos e reflexos organizados-complexos até os reflexos mais complexos adquiridos que no homem começam nas ações e condutas e incluem sua conduta característica” (BECHTEREV, 1973)
Em meados do fim do séc. XIX e do início do séc. XX, na Rússia Antiga, uns pesquisadores da área da Fisiologia realizaram importantes trabalhos que foram significativos para a História da Psicologia Moderna. Um dos mais importantes foi Pavlov, porém Séchenov e Becheterew também foram importantes.
Séchenov também foi importante porque ele foi um dos pioneiros da proposta de uma fisiologia que estuda o organismo em interação com o seu meio. Ele teve influências do Positivismo de Comte, do Evolucionismo de Darwin e do Associacionismo de Locke. Um das ideias dele era a de que a vida psíquica não é independente do corpo, mas só uma função do sistema nervoso central. Para ele, o reflexo era uma unidade mínima de comportamento, válido para explicar unidades de comportamentos mais sofisticados.
O QUE É REFLEXO?
É uma relação ou interação existente entre o meio e o organismo.
E O QUE OCORRE NO ORGANISMO ENTRE O ESTÍMULO E A RESPOSTA?
Estímulo é uma alteração do ambiente.
Resposta é um comportamento.
Já Pavlov estudou o reflexo da salivação, uma das bases da escola de pensamento norte americana, o Behaviorismo. Ele aplicou o Método Crônico, onde utilizava pístulas na pele e nos órgãos internos para permitir a observação direta dos processos digestivos IN VIVO.
Reflexos Condicionados: Enquanto ele investigava as diferenças de composição de salivar dos cães por causa da estimulação, Pavlov observou que os cães salivavam em circunstâncias que não poderiam ser descritas nos termos da teoria do arco-reflexo. Assim, ele descobriu os reflexos condicionados.
EXPERIMENTO DE PAVLOV
Um som (Estímulo neutro) que não fazia o cachorro salivar era apresentado e em seguida a carne era colocada na boca dele. Depois de tanto repetir a mesma ação, Pavlov observou que o cão salivava quando o som surgia sem a presença da carne. O cão foi condicionado.
- A salivação inata do cão (Estímulo Incondicionado)
- A resposta de salivação provocada pelo estímulo incondicionado é a Resposta Incondicionada.
- O estímulo que antes era neutro, ao aparelhar-se com o estímulo incondicionado passou a provocar salivação no cão é o Estímulo Condicionado.
- A resposta dada pelo estímulo condicionado é a Resposta Condicionada.
Referências
- BECHTEREV, V. M. General principles of human reflexology. New York: Arnon, 1973. No Wikipédia In: Google Books. Acesso em: dez. 2014. apud: CARVALHO, Maria Aparecida Alves Sobreira; ARAUJO, Sicilia Maria Moreira de; XIMENES, Veronica Morais e PASCUAL, Jesus Garcia. A formação do conceito de consciência em Vygotsky¹ e suas contribuições à Psicologia. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.3, pp. 13-22. ISSN 1809-5267. PDF Acesso em: dez. 2014.
- SCHULTZ, D. P.; SCHULTZ, S. E. História da Psicologia Moderna. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005.
Olá,Thiago. Gostei do blog. Bom criar espaços para ampla divulgação da Psicologia. Abraço.
ResponderExcluirOlá,Thiago. Gostei do blog. Bom criar espaços para ampla divulgação da Psicologia. Abraço.
ResponderExcluirLegal... e vc ta como referencia na postagem acima ne ... Abraços
Excluir