domingo, 5 de janeiro de 2014

UM POUCO SOBRE ANSIEDADE

Todo ser humano fica ansioso, é algo muito comum em todo mundo. O problema é a forma que o indivíduo tem para lidar com a ansiedade e qual o grau que ela atinge em meio às situações apresentadas.

Em alguns casos ela pode atrapalhar o indivíduo em tudo o que ele faz no meio social. Tudo o que envolve contato com pessoas pode ocasionar muita ansiedade e reações que faz a pessoa fugir e/ou evitar situações. Muitos ansiosos ficam frustrados por se sentirem fracos diante à luta contra tal ansiedade. Tem pessoas, que para compensar a ansiedade do que está por vir, acaba comendo sem parar, outras não comem nada. Ficam ansiosas com o trabalho ou o desemprego, com o namoro ou a solidão, com a saúde ou a doença, não vivem o aqui e agora, mas vivem o amanhã, ficam ansiosos com o que, talvez, nem vai acontecer. O ansioso vive frequentemente preocupado e com uma expectativa negativa do futuro. Ansiedade é excesso de futuro.

Dependendo do grau da ansiedade, muitos se desesperam e se prejudicam nos momentos em que vão sair de casa ou entrar em contato em público. No momento da ansiedade, a pessoa quer que tal situação ansiosa passe logo, ela não ver a hora de acabar ou apressar o acontecimento ansioso.

A ansiedade pode psicossomatizar no corpo uma ânsia de vômito, dor de barriga, taquicardia, falta de ar, tontura e muitos outros sintomas físicos (vai depender de caso para caso). A pessoa se sente ameaçada o tempo todo, policiando o que sente e o que vai sentir. Em casos mais críticos, aflição, angústia, mal-estar, depressão e talvez vontade de suicídio possa aparecer.

É preciso ter novas estratégias para lidar com a ansiedade, aprender a viver com as situações ansiosas sem se prejudicar tanto, seja fisicamente ou psicologicamente. Aprender a viver bem com a ansiedade é a melhor saída para superar as consequências negativas trazidas pela ansiedade.

Cuidado. Ansiosos podem ter uma vida limitada pelo medo do constrangimento e das reações que o corpo pode ter durante as situações ansiosas. Medo de coisas que talvez, nem venham a acontecer e mesmo que acontecessem, às pessoas geralmente nem iriam reagir de acordo com o que os ansiosos acham que reagiriam. E até mesmo pelo medo de reviverem um trauma.

O meu objetivo com este post é aumentar a consciência de vocês leitores, de que a PSICOLOGIA quer que todos saibam que há tratamentos psicológicos especializados para os mais diversos transtornos psicológicos e que o sofrimento psíquico não é algo que deve ser levado ou lidado com tamanha tristeza e decepção. 

ANSIEDADE TE ATRAPALHA? FAÇA PSICOTERAPIA
#CONSULTEUMPSICÓLOGO
#FAÇA#PSICOTERAPIA
CUIDE DE VC MESMO...
 ...dependendo do caso, talvez precise de acompanhamento também de outros profissionais de saúde, + o acompanhamento psicológico é muito importante.

VIVA O HOJE. NÃO O ONTEM OU O AMANHÃ.
DEUS SUSTENTA OS SEUS.
ACEITE-SE COMO VC É E SEJA RESPONSÁVEL PELOS TEUS ATOS... PERCEBA TUDO O QUE VC FAZ E COMO SE SENTIRÁ... aconselho como um ato bom: fazer psicoterapia... ;)


Thiago Leal Lemes

7 comentários:

  1. passei por tudo isso quando tive depressão ...

    ResponderExcluir
  2. Valeu, foi muito útil! Me vi neste post e nem tinha consciência que o que eu sentia era ansiedade. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá :) O seu blogue está tão bom. Eu também sou uma estudante de psicologia. É tão bom sentir a paixão que nós sentimos em outras pessoas. Para além de ser estudante em psicologia faço psicoterapia e sou, também, acompanhada por um psiquiatra. Os seus textos para além da ajuda são uma forma de saber mais e de acompanhamento na matéria dada na faculdade. Muito obrigada. Continuarei a vir visitar mais vezes :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu sumi do blog. Foi a falta de tempo por causa do fim de curso, começando a trabalhar em empresa nova, fiquei sem net por uns tempos. Mas o blog retornará com força total... para a alegria de quem é apaixonado pela Psicologia. Faça mesmo Psicoterapia, e fiz e tive de parar, mas vou voltar novamente. Saber mais é Awareness (conscientizar ainda mais, consciência da própria consciência) e isso já é um movimento para a mudança. Obrigado

      Excluir
  4. Muito bom saber que o blog não é apenas teoria e que também traz boas contribuições para quem o ler. Muito bom saber disso.

    ResponderExcluir